quarta-feira, 23 de junho de 2010

Pintando Metal

A pintura em metal requer alguns cuidados especiais que não se aplicam aos demais substratos, como paredes e madeira.

A preparação é o ponto crucial da pintura de peças e objetos de metal.

A primeira coisa a se fazer é descobrir qual o tipo de metal que queremos pintar. Tipos nobres como bronze, cobre e latão, não requerem pintura, apenas limpeza, polimento e aplicação de um protetor à base de laca própria para metais.

Depois que se determinou qual é o metal a ser pintado, vamos ao segundo passo, onde deve-se atentar para o estado geral do objeto metálico. Se já tem camadas anteriores de pintura, se possui pontos de ferrugem, qual a gravidade e a extensão dos pontos de ferrugem.

O terceiro passo será retirar todo e qualquer ponto de ferrugem através de raspagem e lixamento com lixadeira orbital e nos locais de difícil acesso com ferramentas manuais especiais para esse trabalho. A lixa é primordial!

Após deixar o objeto completamente livre de ferrugem, podemos iniciar o quarto passo, lembrando que se o objeto já tiver camadas de pintura, esta deverá ser removida. Depois de todos os cuidados iniciais, devemos limpar todo o objeto com líquido próprio e aplicar uma demão de zarcão cinza ou o tradicional. O objeto deve ser todo coberto pelo zarcão, não devendo haver nenhuma falha. É o zarcão que protegerá o metal das intempéries a que o objeto irá sofrer. Esperar a secagem completa antes de ir ao passo cinco.

O passo cinco consiste em aplicar a primeira demão da pintura. Antes, porém, é preciso escolher o tipo de tinta e a respectiva cor que se pretende usar. Tudo vai depender do tipo de objeto. Se for um vaso que ficará dentro de casa e não receberá chuva ou qualquer tipo de líquido, basta duas demãos apenas de esmalte sintético para ter-se uma cor uniforme, sem falhas. Se for cor escura, basta uma demão. No entanto, um portão de garagem que ficará exposto ao tempo, requer três demãos de esmalte sintético de boa qualidade, ou mesmo as tintas especiais preparadas para esse tipo de trabalho. Existem outras tintas próprias para metais, à base de solventes e à base de água, sendo essa última de secagem rápida e baixo odor. Para cada demão aconselha-se um período de 12 horas para secagem completa. A última demão estará completamente seca em 48 horas, para as marcas mais conhecidas (alguns tipos requerem maior tempo).



Um comentário: