terça-feira, 22 de junho de 2010

A umidade e as Infiltrações


Um dos problemas mais comuns nas casas e prédios atuais é o de infiltrações e umidade. A maior inimiga das pinturas, texturas e do reboco em si, se aloja como um virus que vai aos poucos corroendo toda a parede, teto ou piso. O problema se agrava mais quando as paredes têm revestimento de materiais naturais, como madeira. Mas qual a solução para se resolver este problema?

Bem, a resposta não é tão fácil e nem tão simplista assim.


A infiltração já comprometeu parte da parede e totalmente a pintura

A primeira coisa a determinar é de onde vem a umidade e/ou a infiltração. Se vem pelo piso é porque o cômodo não foi construído em cima de um baldrame (uma espécie de isolamento contra infiltrações) e se vier pelas paredes é porque não foi usado muro de arrimo (uma espécie de muro que separa a terra da parede do cômodo). Uma outra causa pode ser vazamento de encanamentos próximos, como canos rachados, transbordamento de caixas d'água ou mesmo canais livres que ficam entre os muros de separação de casas geminadas. Esses são os problemas mais comuns, dentre as dezenas existentes. Uma análise por um profissional irá detectar o problema e encontrar a solução.


Infiltração Vinda do Teto

O segundo passo, após determinar de onde vem a infiltração/umidade, é determinar qual o grau de expansão do problema. Quanto maior o volume de água infiltrada, maior o problema e mais difícil a solução.


O problema já atingiu a estrutura do imóvel

O terceiro passo é escolher a melhor opção para a solução, que vai desde uma simples aplicação de produtos vedantes até a demolição da parede ou do piso ou teto com o problema e a reconstrução com os cuidados corretos. Esta última opção é a mais radical e indicada para problemas muito graves.

Reconstrução da parede ou parte do teto ou piso com problemas graves



O último passo para solucionar o problema é a aplicação do método escolhido e, respeitando os devidos prazos de cura, a pintura do local.

Manta Asfáltica


Um profissional da Pintura Mágica pode ser requisitado para pesquisar e solucionar o problema apresentado. Cuidados especiais devem ser tomados quando o problema apresentado coloca em risco a estrutura do imóvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário