terça-feira, 13 de julho de 2010

O que é mais vantajoso, mandar fazer os móveis em marcenaria ou compra-los prontos?

Essa é um pergunta muito comum quando se planeja decorar ou redecorar um ambiente. Ambos podem ser vantajosos ou problemáticos. Nem sempre o móvel planejado é mais caro que o móvel pronto. E existe a vantagem de se escolher cada detalhe do móvel, e melhor ainda, pode-se fazê-lo com medidas específicas para cada caso. Naquele cantinho morto pode ser feita uma estante sob medida que irá ajudar na organização de muitos objetos, por exemplo. No quarto, de pequenas dimensões, do adolescente pode ser projetada uma cama que é ao mesmo tempo cama, estante e mesa.

Ou mesmo no quarto do bebê, os móveis podem ser bastante racionais, utilizando de forma inteligente os pequenos espaços disponíveis.

MÓVEIS EXCLUSIVOS

Todos em algum momento desejaram um móvel feito sob medida para o seu gosto ou de acordo com o que imaginou. Esse é o ponto mais alto no conceito de móveis exclusivos, um modelo diferente que só você tem. Mas também é aí que existe o perigo das armadilhas. E elas não são poucas!

Uma das armadilhas mais comuns é a de se imaginar um móvel e ele sair totalmente diferente do imaginado, porque o marceneiro não entendeu o que você queria. Mas de quem será a culpa? Bem, de ambos, de quem encomendou o móvel e de quem aceitou a encomenda. É simples, é muito difícil "dizer" como é o móvel que se está imaginando. E por outro lado, é uma ilusão achar que se "entendeu o que a pessoa quer" apenas por descrição verbal. Para que um móvel saia o mais próximo do que você imaginou, deve ser desenhado a exaustão até que o desenho seja o mais próximo possível do que se espera. Caso contrário é frustração na certa!

Lembre-se que um móvel exclusivi é caro e depois de produzido não pode mais voltar a ser matéria prima.

A MADEIRA

Uma outra questão é se o móvel deve ser produzido em madeira natural, compensado ou MDF.

A madeira natural tem a sua beleza exclusiva, porém os preços podem chegar a ser 30 vezes maior do que o compensado e até 60 vezes a do MDF. Sem contar que madeira natural tem o seu peso maior e requer mais cuidados.

O compensado e o MDF têm sido os preferidos hoje em dia pela sua versatilidade e podem imitar com perfeição as madeiras naturais, bastando para isso revesti-los com as lâminas de madeira natural, muitas vezes mais baratas do que as peças. E o resultado, se produzido por um profissional competente, é perfeito e indistinguível da madeira natural, a não ser pelo peso.

Veja alguns exemplos de móveis exclusivos e feitos sob medida.


Em alguns casos basta uma boa reforma em um móvel antigo que está jogado em algum canto.

Esta estante era um rack antes de ser transformado

Uma velha penteadeira se transformou num belo aparador

Quando o assunto é móvel, o que vale é a imaginação e um bom profissional para executar o seu projeto. Fale conosco da Pintura Mágica, teremos prazer em te dar assitência sem nenhum custo. Contate-nos agora e veja a gama de idéias que temos.


3 comentários:

  1. Boa tarde!!! Fiquei encantada com a cama alta com armário embaixo da 1ª foto. Gostaria de um orçamento! Aguardo retorno! Obrigada

    ResponderExcluir
  2. se possivel, enviem um retorno para o email rober_tinhaaa@hotmail.com .. é o que mais uso! Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela estrutura e conteúdo de seu blog, forte abraço, renato artesanato em mdf

    ResponderExcluir