quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Instalação Elétrica. Como Cuidar? Parte 1

Uma das partes mais importantes de um imóvel é a sua instalação elétrica. É um item que tem importância no conforto, segurança e beleza de uma residência ou comércio.


O principal uso da estrutura elétrica residencial e comercial é no conforto que esta proporciona. Já imaginou sentar-se em uma confortável poltrona para ler um bom livro e o ambiente ter uma iluminação ruim? Seria muito desconfortável, não é mesmo?

Mas não basta sair correndo instalando lâmpadas e luminárias pela casa! Sabe porquê? Porque nesse momento esbarramos no quesito SEGURANÇA. Toda a estrutura elétrica de um imóvel é projetada para despender 'x' watts (medida de potência). Ou seja, você só pode ligar 'y' equipamentos (aqui tratamos lâmpadas como equipamentos) elétricos nas tomadas do seu imóvel. Se for ligado mais equipamentos do que os projetados, começam os problemas que podem chegar a comprometer o imóvel e a integridade física de quem nele está. Não vale a pena o risco!

Uma instalação elétrica que visa os três itens do início deste artigo, mas que principalmente coloca em primeiro lugar a segurança, é uma instalação de qualidade. Toda a estrutura elétrica deve ter um projeto bem equilibrado, com conceitos de segurança bem definidos.

Na continuação deste artigo veremos como elaborar um projeto bem estruturado e equilibrado, tendo como ponto principal a SEGURANÇA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário